CURSOS E EVENTOS
Curso de Especialização e Aprimoramento em Equidade no SUS
O curso é totalmente gratuito e virtual, voltado para trabalhadoras(es), gestoras(es), docentes e representantes do controle social do SUS e de movimentos sociais que tenham nível superior (Especialização) e para quem tem nível médio (aprimoramento).
A formação é totalmente online e gratuita com duração de 12 meses.
Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do PROADI-SUS, tem ênfase em temas essenciais como gênero, sexualidade, raça, etnia e inclusão de pessoas com deficiência.
Para acessar o curso, clique aqui.
Curso de formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social
Organizado pelo CNS, pela ENSP/Fiocruz e pela UFMT, o curso tem como objetivo fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A formação é totalmente online e gratuita e esta disponível na plataforma Campos Virtual da Fiocruz na modalidade autoinstrucional, ou seja, o cursista realiza as atividades no seu tempo e sem a participação de moderadores.
Para acessar o curso, clique aqui.
Curso EAD Fundamentos da Gestão de Projetos Sociais
O AVASUS está oferecendo o curso EAD Fundamentos da Gestão de Projetos Sociais, destinado às organizações da sociedade civil (OSCs).
O curso tem como objetivo qualificar representantes de OSCs para a gestão de projetos sociais, para que eles sejam capazes de planejar, desenvolver e monitorar, captar recursos e prestar contas de projetos sociais.
A formação e totalmente online e gratuita.
Para acessar o curso, clique aqui.
17ª Expoepi abre inscrição para submissão de trabalhos
A 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – 17ª Expoepi abriu inscrição para submissão de trabalhos em três modalidades: I Experiências do serviço de saúde, II Trabalho técnico-científico e III Intervenção Social.
Período de inscrição: de 29/05 a 13/07 de 2023
Edital e Regulamento: https://bit.ly/expoepi_edital
Inscrição: https://bit.ly/expoepi_trabalhos
O evento acontecerá em Brasília – DF, de 06 a 10 de novembro 2023, e tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais, os serviços de saúde do país e os movimentos sociais que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a saúde pública.
Medtrop 2023 e 58º Congresso da SBMT acontece em setembro
O Medtrop 2023 acontece de 10 a 13 de setembro, em Salvador, com o tema central: Desafios para medicina tropical no século XXI. Como enfrentá-los? O evento irá receber ainda o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
A expectativa é de reunir mais de 3.000 participantes vindos de todos os estados do Brasil e de outros países dos trópicos. Durante o evento estão previstas:
-
03 Reuniões Satélites
-
Workshop da REDE-TB - Rede de Tuberculose
-
ChagasLeish
-
Fórum de Doenças Negligenciadas
-
+10 Cursos pré-congresso
-
+60 Mesas redondas
-
+80 Miniconferências
-
+20 Conferências
-
+200 Temas livres para apresentação oral
-
+2.000 Apresentação de E-pôster
O evento é pago e requer inscrição prévia. Maiores informações, clique aqui.
Também é possível inscrever trabalhos para o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. As inscrições podem ser feitas até dia 04/06/2023, por aqui.
Curso Fundamentos da Gestão de Projetos Sociais
AvaSUS
A formação é destinada às organizações da sociedade civil (OSCs) e tem como objetivo qualificar representantes de OSCs para a gestão de projetos sociais. Esperamos que, ao final, você seja capaz de planejar, desenvolver e monitorar, captar recursos e prestar contas de projetos sociais.
Modalidade: Online, gratuito e com certificado
Confira aqui.
Vídeo Curso para Ativistas em Tuberculose
Plataforma Vídeo Curso para Ativistas em TB
Curso para ativistas que trabalham no enfrentamento à tuberculose no Brasil.
Modalidade: Online, gratuito e com certificado
Confira aqui.
Curso Tuberculose - Diagnóstico laboratorial - baciloscopia
Telelab Diagnóstico e Monitoramento
O Curso descreve em detalhes todos os procedimentos necessários para o resultado laboratorial decorrente de baciloscopia e coloração pelo Método de Ziehl Neelsen, desde a coleta, o transporte e a conservação do material até o resultado final da baciloscopia.
Modalidade: Online, gratuito e com certificado
Confira aqui.
Curso para manejo da ILTB, TB e TB-HIV em todos os níveis de atenção à saúde
UFRN/SEDIS/LAIS/OPAS/MS
A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua eliminação aparece como uma das metas dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relativo à saúde e ao bem-estar, de modo que a Organização Mundial da Saúde visiona um mundo livre da tuberculose até 2035. No Brasil, o alcance dessas metas exige esforços dos programas de controle da tuberculose, dos profissionais de saúde e de outros setores da sociedade. Para isso não basta agir somente sobre a tuberculose; é preciso também detectar e tratar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) nas populações-alvo. Merece destaque também a situação da tuberculose em pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Neste curso, dividido em três unidades, vamos apresentar especificidades relacionadas ao manejo da ILTB, da tuberculose e da coinfecção TB-HIV. O curso destina-se a todos os profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente no controle da tuberculose.
Modalidade: Online, gratuito e com certificado
Confira aqui.
Curso Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde
Fundação Oswaldo Cruz – Brasília
Caga horária: 35h
Público alvo: Profissionais de saúde, estudantes e interessados na temárica
Formato: online e autoinstrucional
O curso pretende apresentar a dinâmica de produção do estigma que, como processo social de desqualificação e exclusão, pode eleger diferentes objetos em torno dos quais são construídas crenças pejorativas que justificam atos de preconceito e discriminação.
Espera-se que as reflexões e atividades propostas possam auxiliar os trabalhadores e trabalhadoras da saúde na compreensão e no enfretamento ao estigma, preconceito e discriminação no contexto da atenção à saúde de diversos grupos sociais.
Nesse contexto, a proposta do curso autoinstrucional é promover a qualificação dos trabalhadores (as) da saúde sobre a influência do estigma e da discriminação no processo de cuidado em saúde, instrumentalizando-os para uma atenção inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória em relação às IST, HIV/Aids, Hepatites Virais, Micoses Endêmicas, Tuberculose e Hanseníase.
Confira aqui.
Vídeo Curso para Ativistas em Tuberculose
Vídeo curso para ativistas em tuberculose, oferecido pela REDE-TB. São sete módulos, nos quais especialistas de diversas partes do mundo apresentam um panorama de todas as áreas de pesquisa em tuberculose e oferecem dicas para o engajamento no acompanhamento de pesquisas e na implementação de inovações em tuberculose.
Modalidade: Online, gratuito e com certificado
Confira aqui.
Monitora TB realiza oficinas sobre tuberculose
O Projeto Monitora TB realizou, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, oficinas virtuais e presenciais sobre tuberculose (TB).
Participaram membros dos comitês estaduais de combate à tuberculose, do Comitê de Acompanhamento de Pesquisas em Tuberculose no Brasil (CCAP TB), e da Articulação Social Brasileira para o enfrentamento da Tuberculose (Art TB).
Em pauta, foram apresentadas estratégias para monitoramento das políticas públicas de tuberculose no Brasil, além de explicações para o entendimento dos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e elaboração de caminhos para a ampliação do controle social.
O Projeto Monitora TB é organizado pela Parceria Brasileira contra a TB e Fórum de ONG/Aids do Rio Grande do Sul. Ele tem financiamento do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde (MS), por intermédio da Unesco, e foi selecionado em edital público de propostas.
As oficinas foram gravadas e estão abertas ao público. Podem ser acessadas pelo Youtube do Monitora TB. Os links estão abaixo:
1º encontro: Estigma e Discriminação
2º encontro: Vigilância Civil em Saúde
3º encontro: Vigilância Civil em Saúde
4º encontro: Vigilância Civil em Saúde
5º encontro: Ações de Advocacy e Incidência Política
6º encontro: Ações de Advocacy e Incidência Política
Curso Diagnóstico, tratamento e vigilância da Infecção Latente pelo Mycobacterium Tuberculosis (ILTB)
Hospital Moinhos de Vento / TB Ped
Carga horária: 5h
Período de oferta: 14/11/2022 a 31/12/2022
Modalidade: Curso autoguiado
Público alvo: Profissionais da área da saúde que atuam em unidades básicas e/ou de referência para o tratamento da tuberculose no Brasil
Curso idealizado para proporcionar capacitação e atualização de profissionais da saúde envolvidos no atendimento e investigação das pessoas com infecção latente por tuberculose (ILTB). Esperamos sensibilizar sobre a importância do diagnóstico, as indicações e opções de tratamento, bem como a vigilância dos casos identificados com ILTB.
Inscrições e mais informações clique aqui.
Chamada Pública para Mapeamento de Experiências Exitosas de Enfrentamento da Tuberculose
CGDR/DCCI/SVS/MS
O Ministério da Saúde torna pública a Chamada para Mapeamento de Experiências Exitosas de Enfrentamento da Tuberculose (TB).
A iniciativa tem como objetivo reconhecer experiências inovadoras e replicáveis, alinhadas ao Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública: Estratégias para 2021-2025, e que apresentam resultados relevantes na luta contra a doença, assim como compartilhar e valorizar os esforços locais na atenção às pessoas e comunidades afetadas pela tuberculose.
Podem ser inscritos trabalhos realizados por coordenações locais e serviços públicos de saúde de todos os níveis de atenção, assim como experiências desenvolvidas pela sociedade civil e instituições acadêmicas de pesquisa.
As melhores experiências serão incluídas em uma publicação elaborada pela Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do DCCI/SVS.
Maiores informações, clique aqui.
Para inscrições, clique aqui.
Curso Zero Discriminação hiv e aids
UFRGS/UNAIDS/FIOCRUZ
Carga horária: 90h
Nível: Intermediário
Modalidade: Curso autoguiado
Nesse curso sobre Zero Discriminação, o objetivo é trazer informação para o enfrentamento do estigma e discriminação no contexto da epidemia de hiv/aids.
Inscrições e mais informações clique aqui.
Curso Zero Discriminação nos Serviços de Saúde
UFRGS/UNAIDS/FIOCRUZ
Carga horária: 20h
Nível: Básico
Modalidade: Curso autoguiado
Nesse curso sobre Zero Discriminação nos Serviços de Saúde, o objetivo é trazer informações básicas para enfrentar e eliminar o estigma e discriminação em hiv/aids.
Inscrições e mais informações clique aqui.
II Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional
A Universidade de Santa Catarina realiza, de 09 a 10 de novembro de 2022, o II Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional.
Inscrições e mais informações clique aqui.
Assembleia de 10 anos da Rede de Comitês para Controle da Tuberculose
Rede/MS
Público alvo: Equipes das coordenações estaduais e municipais dos programas de combate à TB, gestores e profissionais dos serviços da rede do SUS e do SUAS
Há 10 anos a Rede de Comitês realiza um importante de trabalho de articulação entre gestão e sociedade civil no enfrentamento da TB no Brasil. Para reconhecer o esforço do coletivo e incentivar a continuidade das atividades dos comitês estaduais/metropolitanos, a Rede realiza esse evento alusivo à primeira década de atividades. O evento ocorre dia 30/06, das 9h às 17h, pela plataforma http://webinar.aids.gov.br/
Para participar, acesse aqui.
Curso Proteção Social das pessoas em situação de vulnerabilidade social com Sífilis, HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose ou Hanseníase
UFRN/LAIS/IFRN/NAVI/OPAS/MC/SUAS/MS
Carga horária: 60 horas
Público alvo: Profissionais de saúde e da assistência social
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
A proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade social com sífilis, HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase é o tema deste módulo educacional que contempla desde o reconhecimento das ações de assistência social e de saúde, perpassando por discussões sobre a evidência dos determinantes sociais nestas infecções e doenças, até o reconhecimento das estratégias de advocacy, proteção social e participação comunitária para qualificação das políticas públicas. Reconhecer a amplitude deste tema é atentar-se para as necessidades sociais de saúde das populações e para a importância de aproximação entre os profissionais de áreas inter-relacionadas para ação conjunta.
Para maiores informações, acesse aqui.
Curso Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 60 horas
Público alvo: Profissionais de saúde de nível superior, especialmente os que já atuam em serviços que disponibilizam (prescrevem/indicam) antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA).
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O objetivo é fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, o curso aborda tanto aspectos etiológicos, como aspectos psicossociais e clínicos da associação entre as doenças, além do os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas. O curso é composto por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial, manejo clínico de coinfecção, com foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que tem HIV, e a organização de serviços para atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV. Além de uma unidade dedicada a casos clínicos interativos que simulam situações reais. É fruto da parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e a Secretaria Executiva da UNA-SUS.
Para maiores informações, clique aqui.
Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 9 horas
Público alvo: Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com TB-HIV desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de TB-HIV que aborda todos os aspectos da coinfecção e do tratamento oportuno, e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
Para maiores informações, clique aqui.
Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 9 horas
Público alvo: Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de tuberculose em uma pessoa em situação de rua, respeitando as especificidades desta população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde e SUAS.
Para maiores informações, acesse aqui.
Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 10 horas
Público alvo: Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de tuberculose em uma família que reside em um grande centro urbano, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
Para maiores informações, acesse aqui.
Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 9 horas
Público alvo: Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de tuberculose no contexto de um grupo indígena, respeitando as especificidades culturais dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
Para maiores informações, clique aqui.
Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade
Fundação Oswaldo Cruz - Brasília
Carga horária: 8 horas
Público alvo: Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Outros
Modalidade: Qualificação
O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de tuberculose no contexto de um sistema prisional, respeitando as especificidades dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
Para maiores informações, clique aqui.
Curso On-line de Prevenção ao Suicídio
Carga horária: 65 horas
Sobre o curso
O curso procura estudar o conceito de comportamento suicida, além dos fatores de risco e proteção relacionados, contemplando a prevenção do suicídio de acordo com diferentes níveis de risco e aplicada em diferentes contextos, tais como educação, assistência social, atenção primária, atenção secundária, urgência e emergência e população indígena.
Objetivos
- Qualificar os profissionais de saúde e da Rede Intersetorial para a prevenção do suicídio.
- Possibilitar a prevenção do suicídio em diferentes níveis de risco.
- Possibilitar a prevenção do suicídio na rede intersetorial.
- Promover a reflexão dos profissionais sobre possibilidades de manejo dos casos de comportamento suicida.
Conteúdo
UNIDADE 1 - O QUE É SUICÍDIO?
AULA 1 - Conceito de Comportamento Suicida
AULA 2 – Dados Epidemiológicos do suicídio
AULA 3 – Fatores de Risco
AULA 4 – Fatores de Proteção
UNIDADE 2 – PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
AULA 1 – Tipos de prevenção
AULA 2 – Prevenção Universal
AULA 3 – Prevenção Seletiva
AULA 4 – Prevenção Indicada
AULA 5 – Pósvenção
UNIDADE 3 – ABORDAGEM DO PACIENTE COM COMPORTAMENTO SUICIDA
AULA 1 – Notificação da Violência Autoprovocada
AULA 2 – Abordagem do usuário com comportamento suicida
AULA 3 – Casos clínicos e encaminhamentos
UNIDADE 4 – A REDE E A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
AULA 1 – Prevenção na Educação
AULA 2 – Prevenção na Assistência Social
AULA 3 – Prevenção na Atenção Primária
AULA 4 – Prevenção na Atenção Secundária
AULA 5 – Prevenção na Emergência
AULA 6 – Prevenção na População Indígena
Para maiores informações, acesse o site: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=277