PROMOÇÃO DA EQUIDADE
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas diferentemente de igualdade, o conceito de equidade assume, em seu significado, a dimensão moral, política, ética e de justiça social.
A equidade em saúde reconhece as especificidades, as situações de vulnerabilidades e iniquidades as quais algumas populações estão expostas e visa reduzir ou eliminar as desigualdades em saúde que são resultado dos determinantes sociais da saúde e fatores considerados evitáveis e injustos.
O princípio da equidade considera que os determinantes sociais, mediante os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos-raciais e comportamentais, impactam diretamente na saúde de grupos e indivíduos. Assim sendo, as diferentes condições de vida que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, ao lazer, bem como as condições ambientais, as especificidades culturais, a conjuntura de envelhecimento, incidem sobre a saúde e, consequentemente, na qualidade de vida das populações. Posto isso, a promoção da equidade em saúde busca dirimir situações de injustiça no âmbito do SUS, a partir do reconhecimento das especificidades de grupos e indivíduos.
As Políticas de Promoção da Equidade em Saúde são formadas por um conjunto de programas e ações governamentais de saúde, no âmbito do SUS, pensados para promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral a populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.
* As informações acima foram extraídas de: https://aps.saude.gov.br/ape/equidade